Oi Gente,
To com os hormônios loucos, uma TPM ferrada, logo super atacada e com humor oscilando que é uma beleza. Tava sem paciencia de parar e escrever no blog, mas resolvi parar de reclamar e tratar de amenizar esse sentimento negativo, tomar uma atitude. Resumindo... pesquisei no Santo Google e li algumas coisas interessantes que podem ser feitas no dia a dia e resolvi compartilhar com vocês... afinal são informações de utilidade pública.
É fato que muitas mulheres sofrem com essa maldita TPM, e que com o estresse e jornada dupla feminina esses sintomas ficam cada vez mais fortes e evidentes. Segundo as pesquisas que eu li, cerca de 80% das mulheres apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual... Believe or Not.

Já que muito dos sintomas é falta ou excesso de alguma coisa, muitos dos incômodos podem ser aliviados com a alimentação correta.
Segue abaixo algumas dicas para a melhora de sintomas:
Invista:
- Água-de-coco, chás (menos o preto e o mate) e sucos naturais.
- Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina B6, magnésio, cálcio, zinco, ácido fólico, vitamina B12, vitamina E, ômega-3 e triptofano. (Aí a Berinjela podendo ajudar... )
- Estes estão presentes em sementes como girassol, gergelim e abóbora. Pode ser colocada em saladas, trituradas e colocadas em sucos e pães;
- Grão Integrais (Receita de Salada de Quinua)
- Vegetais verde-escuros. Fazer um suco de couve (suco de clorofila) e bater com outras frutas como laranja, manga, melancia, morango e outros;
- Banana rica em triptofano! Consumir banana amassada com canela que diminui a vontade de comer doces e ainda aumenta a síntese da serotonina. (Temos receita de sorvete de banana... MARA)
- Consumir as oleaginosas que são ricas em muitos minerais e também em vitamina E que é importante nesta fase. Picaca em saladas ou como lanches
- Aumentar o consumo de peixes principalmente sardinha e atum, ricos em ômega-3. (Receita de Sanduiche de Atum)
- Para uma faxina no fígado alimentos ricos em enxofre, como alho, cebola, alho-poró, cebolinha e também da família dos crucíferos, como brócolis, repolho, couveflor, nabo, agrião e alcachofra.
- Muitas fibras para evitar a prisão de ventre e a reabsorção dos hormônios que precisam ser eliminados na fase pré-menstrual
- Pratique exercícios!! (Eu to na Canoa Havaiana)
Evite
- Alimentos industrializados: são pobres em nutrientes e ricos em produtos químicos.
- Carboidratos refinados, principalmente o açúcar.
- Frituras: atrapalham a digestão e sobrecarregam o fígado.
- Café, chá preto e mate, chocolate: aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional.
- Bebida alcoólica: pode provocar dores de cabeça e fadiga.
- Refrigerantes: inclusive os diet e light.
E isso gente, escolha os alimentos certos e utilize a alimentação como sua aliada durante a TPM!
Quando mesmo assim não adiantar...para não virar um monstrinho (EU) respire fundo, escute uma musiquinha e conte até 233... e avise quem puder!
Fontes:
http://saude.abril.com.br/edicoes/0264/nutricao/conteudo_90761.shtml
http://www.anutricionista.com/alimentos-contra-a-tpm.html
http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/saude-mulher/cardapio-tpm-394924.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário