terça-feira, 29 de março de 2011

Dia 29... felicidade mensal da Alma Obesa!!

Oi Gente,

Hoje é dia 29 e a minha data marcada no mês para comer NHOQUE... meu prato favorito (ou um dos... porque amo tanta coisa).

Confesso que nunca fiz sozinha... mas tenho a lembrança de ficar na cozinha quando era criança acompanhando a minha vó fazendo a massa para um pequeno batalhão e roubando a bolinhas a cada espumadeira que saia cozida da panela. Eu era oficialmente o atestado de "nhumi" do prato. Quem dizia se estava bom de sal, se o ponto estava ok ou se estava com gosto de farinha. Oh saudade... bons tempos!

Enfim.. hoje em dia não tenho mais minha vó, mas minha adoração por nhoque continua e normalmente é a minha primeira opção em vários restaurantes, principalmente italiano.

Como hoje almocei no trabalho e não teve nhoque... irei comer no jantar. Preguiça que só, eu vou usar uma massa pronta que esta em casa e vou só fazer o molho com carne picadinha (muito melhor que com carne moída). Mas como o blog acaba registrando as receitas que pretendo fazer no futuro também... achei uma muito parecida com a da minha vó. Segue abaixo:

Receita do Nhoque com Carne Picadinha

Massa:
* 6 batatas médias
* 1 xícara de farinha (pode variar por conta da batata)
* Sal a gosto

Molho:
* 1 lata de molho de tomate
* 1/2 quilo de carne picada
* 1/2 cebola
* alho
* azeite
* 1 tablete de caldo de carne
* salsinha e manjericão
* queijo ralado

Como fazer
Massa: Cozinha as batatas até estarem macias. Descasque e passe no espremedor ainda quente, deixe esfriar um bocado e aos poucos acrescente a farinha e o sal... amasse bem (se precisar de mais farinha pode colocar). Depois em um base enfarinhada faça rolinhos de massa e corte em pedaços pequenos de uns 2cm. Depois em uma panela com água e sal já fervendo jogue as bolinhas até subirem.
Depois delas flutuarem pegue com uma espumadeira e jogue na água fria para o choque térmico (isso é muito importante para o nhoque não passar do ponto e virar uma papa!)... reserve.

Molho: Pique a cebola e o alho e frite no azeite, depois refogue a carne até dourar. Quando já estiver no ponto inclua o caldo de carne e logo depois o molho de tomate. Depois de alguns minutos apurando inclua a salsinha e o manjericão.

Para montar intercale o molho, massa e queijo ralado e um refratário. Antes de servir coloque no forno para gratinar.

Se alguém fizer me diz como ficou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário