segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Receita Croquete de Carne

Como eu pensei no tal Croquete de Carne o fim de semana todo resolvi pegar uma receita na internet e vou dividir com vocês.

Achei no site Cyber Cook, que tem muitas receitas!! Já inclui nos meus favoritos.

Prometo que quando coloca-la em prática posto aqui!

Croquetes de Carne

Ingredientes
- 1 quilo de carne cozida (pode ser qualquer carne: patinho, coxão duro, acém desengordurado, paleta, fraldinha, etc. Por ser cozida, podemos usar até músculo - aproveite e faça uma sopa com o caldo)
- 1 colher (sopa) cheiona de margarina
- 1 cebola grande ralada ou picada bem miudinho
- salsa e cebolinha picada
- sal
- molho inglês
- pimenta
- 1 xícara (chá) de leite
- 5 ou 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- ovos (bata com um pouco de água e sal - 2 colheres de água para cada ovo)
- farinha de rosca para empanar
- óleo para fritar

Modo de preparo
Cozinhe a carne com os temperos que vc costuma usar (lembre-se que pode usar depois o caldo para uma sopa) ou use sobras de carne assada. Moa a carne no moedor ou no processador. Numa panela de tamanho adequado à quantidade, leve ao fogo a margarina. Quando derreter, coloque a cebola e deixe dourar. Junte a carne já moída e revolva bem. Tempere com sal, pimenta, molho inglês e salsa. Dissolva a farinha no leite (fica uma cola grossa), junte a carne e vá mexendo com uma colher de pau até que a massa fique grossa, já começando a aparecer o fundo da panela. Espere esfriar (a menos que tenha tendências sado-masoquistas ou queira mudar a pele da palma da mão), enrole os croquetes. Conforme for enrolando, já vá colocando num prato com farinha de rosca. Passe na farinha de rosca, no ovo batido com água e na farinha de rosca novamente. Frite até que dourem.

Obs.: Você também pode temperar mais. Se cozinhar a carne sem intenção de usar o caldo, coloque mais temperos, tipo louro, um pouquinho de vinagre, caldo de carne, na água do cozimento - o louro e o vinagre não ficam bons na sopa. Também pode colocar alho, se quiser, no refogado. A questão do tempero é muito pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário