segunda-feira, 4 de abril de 2011

Canoa Havaiana

Oi Gente,

Já que eu continuo no movimento... vamos suar para continuar comendo o que quiser... vou dividir com vocês hoje uma das minhas atividades semanais que meu marido descobriu no fim do ano passado e devido a paixão dele resolvi experimentar e me amarrei também: Canoa Havaiana.

A Canoa Havaiana ou "Outrigger" (devido o braço exterior) além de ser um esporte com os benefícios usuais de queimar muitas calorias e definir a parte superior (e estou falando de tronco... cintura, abdomem e costas) também é uma atividade que permite o contato direto com a natureza (mar ou lagoa) e a experiência de estar ao ar livre e viver momentos únicos como nascer e pôr do sol, uma meditação. Um esporte de equipe quase entretenimento.
 



No meu caso remo em uma canoa para 6 pessoas feita em fibra de vidro, com 14 metros de comprimento, 50cm de largura, 180 quilos com estabilizador lateral. Saio da praia da Urca e em remada sincronizada por cerca de 5 a 6km (iniciante) 2 a 3 vezes na semana tendo como cenário o pão de açucar, cristo redentor, ponte Rio-Niteroi além das praias da Baia de Guanabara. As turmas mais avançadas fazem treinos mais rápidos e portanto com distancia maiores e vão até Niteroi (exemplo). Nos fins de semana rolam as remadas mais longas com acompanhamento de um barco e a equipe vai até a Ponte ou as Cagarras e acaba sendo um evento para os remadores e família.






Para saber um pouco mais sobre o esporte e a cultura haviana vocês podem dar uma olhada nesse site que conta um pouco da origem... mas resumindo essas embarcações têm mais de 3 mil anos de história e são capazes de enfrentarem com grande coragem as ondas do turbulento Pacífico. Foi a bordo desses barcos, movidos a remo e vela, que os primeiros habitantes da Polinésia colonizaram as ilhas da região, entre elas Bora Bora, Taiti e Ilha de Páscoa. Além disso  para os povos do pacífico, a canoa é um objeto sagrado. E estar na água, um ritual. 
 

O nomes dos acessórios e comandos dentro do esporte também respeita uma série de regras e, claro, a língua de origem:
Hip Holl – grito dado por todos os canoístas, que determina a mudança lado da remada, ou seja, quem rema direita passa a esquerda e vice-versa. 
Wa’ há – nome da canoa na língua havaiana
Ka’ ale – casco da canoa
Hoe – remos
Ama – braço lateral que dá estabilidade à canoa
Iakos – hastes dianteira e traseira de suporte da Ama

 
 Vale conhecer e experimentar gente... garanto que é um prazer! Meu clube é o Urca Canoe Clube na praia da Urca... mas tem vários clubes espalhados por todo Brasil, só dar uma procurada no Google ou na federação estadual de cada lugar.




Se quiserem ver mais vídeos ou fotos tem várias no facebook também www.facebook.com/UCC.rj só dar uma olhada por lá.


É isso... quem tiver dicas de atividades como essa e quiser compartilhar eu vou adorar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário