terça-feira, 31 de julho de 2012

Receita: Suflê de Cenoura

Oi Gente,

To devagar quase parando com o blog, pior que não é por falta de coisas legais para postar... mas sim uma total falta de tempo e organização para escrever.

Na última semana rolou algumas coisas por aqui. Algumas eu lembrei de tirar foto e outras simplesmente eu estava com tanta fome, ou tão enrolada que só lembrei depois.

Não sei se já escrevi aqui, mas meu marido esta numa vibe total orgânico, e quase toda semana ele compra um monte de coisas que eu preciso correr para inventar alguma coisa já que acaba passando mais rápido. Semana passada a guerra foi com a abóbora e a cenoura. Abóbora eu fiz um refogadinho que ficou mais para um purê bem temperadinho... esqueci de tirar foto. 

Para a cenoura eu fui de Suflê. Peguei essa receita no Gordelicias e dei uma adaptada. Aprovadíssima!!
Suflê de Cenoura
  • 4 cenouras médias
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • sal
  • 3 ovos (gemas e claras separadas)
  • 200g de queijo parmesão ralado
  • Noz moscada (ralada na hora)
Modo de Fazer: Cozinhe as cenouras... eu cortei em rodelinhas e taquei no microondas, super prático. Depois de cozidas deixe esfriar um pouco, alguns minutos depois bata no liqüidificador as cenouras com o leite, a farinha de trigo, a noz-moscada, quiejo parmesão (reserve um tanto para polvilhar no final) e o sal. Leve a mistura ao fogo e mexa até engrossar, uns 5 minutinhos. Retire do fogo e acrescente as gemas uma de cada vez, sem parar de mexer. Enquanto essa mistura esfria, bata as claras em neve e quando pronto finalmente incorpore as claras delicadamente. Coloque a mistura em um refratário médio (20cm de diâmetro) ou em forminhas individuais. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno a 180, pré-aquecido, até dourar.

Como todo Suflê o ideal é fazer na hora de servir porque ele murcha... mas nada que comprometa tanto. A foto do meu foi uns 15 minutos depois que saiu do forno.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Receita: Suspiro

Oi gente,
Como não consigo  parar e escrever no computador, acabei de instalar o aplicativo no celular para postar mesmo com o Francisco dormindo no colo...vamos ver se presta né?

Pois bem...com o tal concurso da Ana Maria Braga de melhor empadão, minha mãe agora esta nessa vibe e vem testando várias das receitas do programa. Sorte a minha que adoro empadão e tenho comida da mamãe toda semana.

Mas o que tem a ver o raio do empadão com suspiro? Eu explico... Não tem que colocar uma gema em cima da massa do empadão para dar uma corzinha... E a pobre da clara que sobra? Vai para o lixo? Aqui em casa nãooooooo.... Desperdício jamais. Aqui vira suspiro. :)

Achei várias receitas na internet mas vou postar a minha adaptação que foi testada e deu certo.

Suspiro

  • 1 clara
  • 1/2 xícara de açúcar
  • Raspas de laranja

Modo de fazer: bata as claras em neve até ficar bem firme.... Firme mesmo. Depois coloque o açúcar aos poucos até virar um merengue...no final junte as raspas de laranja. Base pronta...só colocar bolinhas  feitas com colher mesmo, sem preocupação e despretenciosamente em uma forma forrada com papel manteiga e assar por cerca de meia hora em forno pré aquecido a 180°. O suspiro vai ficar leve, dourado e levemente molinho por dentro... Pronto!



Essa receita também é uma boa pedida para que esta amamentando, louca por doce e tem que evitar alimentos gordurosos por conta das cólicas do filhote... Eu recomendo mesmo!

Ps: depois posto uma receita de empadão

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Receita: Pipoca Doce

Oi gente,

Algum tempo atras eu postei a receita de uma pipoca salgada de microondas e perguntei se alguém tinha receita de doce.
Pois bem... logo quando o Francisco nasceu tive que evitar tudo por conta das cólicas. Mas depois de um tempinho em casa e morta de cansada tive que me jogar em algum doce, de preferencia sem leite e com pouca gordura para não prejudicar o meu filhote. Qual foi a solução que eu achei?? PIPOCA DOCE!!

Achei uma receita mara no site da Ana Maria Braga, testei e super aprovo. Essa semana mesmo eu fiz para comer assistindo filminho durante uma das sonecas.

PIPOCA DOCE

  • 1/2 xicara de milho
  • 1/4 de água
  • 6 colheres de sopa rasa de açucar
  • 1 colher de sopa de achocolatado

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes misturados em um pirex fundo (tem que ser fundo porque quando começar a estourar o volume aumenta muito) e cubra com papel film (funciona, mas cuidado porque se tiver algum furinho no film a pipoca voa dentro do microondas e caga tudo). Depois é só programar o microondas e ficar de olho... melhor, ouvidos bem ligados. Aqui em casa em 5min esta pronto, mas o ideal é você prestar atenção na primeira vez para não queimar. Assim que os intervalos dos estouros aumentarem cancelem a programação.

Eu garanto que é mara!!!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mêsario do meu filhote... Brownie para comemorar!!

Oi gente,

Estou tentando arrumar um tempinho para voltar com o blog. Com essa vida integral de mãe e cuidando de tudo em casa está rolando muito coisa.

Agora que o Francisco completou 3 meses acho que vou conseguir escrever algumas vezes!

Para marcar a volta vou postar a foto do bolinho de comemoração do mêsario do Francisco no fim de semana... como foi um domingo chuvoso e só estavamos os 3 em casa, eu improvisei com o que tinha em casa e apostei em 1/2 receita do Brownie que postei aqui algum tempo atrás e garanto que é fácil, rápido e delicia.